O objetivo é desafogar outros hospitais da rede e aprimorar o atendimento à população que necessita de cirurgias eletivas.
Por Luis Fernando Amaranes | Publicado em 09/12/2020 ás 11H47
O Hospital do Satélite passa a ter a oferta de dois novos serviços de saúde, como por exemplo, o acompanhamento de pacientes pós-cirúrgicos do Hospital de Urgências de Teresina e a ampliação da oferta de cirurgias gerais e vasculares no seu ambulatório.
Em entrevista, a diretora do Hospital do Satélite, Gina Nogueira, afirma que o serviço de ortopedia irá atender pacientes que receberam alta de cirurgias no HUT e que ainda necessitam de acompanhamento médico.
“São 12 vagas semanais disponibilizadas para retornos desses pacientes, que passarão por consulta médica e avaliação para saber se há necessidade de algum procedimento”, explica a diretora.
De acordo com o fluxo estabelecido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), o usuário já recebe alta com a consulta agendada no Hospital do Satélite, onde ele passará por exame de raio x para recebimento de alta com orientações. O paciente também poderá realizar novos procedimentos, como a retirada de fios, pinos, parafusos, hastes, placas ou fixadores externos que serão feitos no próprio Hospital do Satélite, sem necessidade de retorno ao HUT.
Já a ampliação do serviço de cirurgias gerais e vasculares contará com dois médicos que prestarão consultas para a posterior realização de cirurgias eletivas simples como varizes, hérnia, histerectomias (remoção de útero), gastrostomia (fixação de sonda no estômago), amputações, entre outras. Serão contemplados pacientes transferidos de outras unidades, de acordo com sua necessidade e após avaliação de exames pela equipe do hospital.
A diretora explica ainda que o hospital ofertará ainda exames vasculares, como os de ultrassom com doppler arterial, de membros superiores, venosos, de carótida e aorta.
“Eles estarão disponíveis para os hospitais da rede, que deverão fazer o agendamento e encaminhamento de pacientes para avaliação e procedimento”, esclarece Gina Nogueira. Serão reservadas 10 vagas semanais para este tipo de procedimento”, finaliza.
Discussão sobre este post