A renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 na rede pública estadual do Piauí terá início na próxima segunda-feira (25) e segue até o dia 6 de dezembro, o anúncio foi nesta sexta-feira (22) pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Educação, Washington Bandeira. Durante o período, os alunos que desejam continuar na rede estadual devem realizar a renovação dentro do prazo estipulado para garantir sua vaga.
Para os estudantes que necessitam de remanejamento ou transferência, o período de solicitação será entre os dias 2 e 6 de dezembro. Já os novos matriculados poderão formalizar sua inscrição entre 9 e 30 de dezembro. O processo será totalmente digital, facilitando a matrícula de forma rápida e prática. As inscrições poderão ser feitas por meio do site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do portal Gov.pi Cidadão ou pelo aplicativo disponível para dispositivos móveis.
O governador Rafael Fonteles destacou que a iniciativa visa melhorar a acessibilidade e a agilidade no processo de matrícula. “O objetivo é tornar o processo mais ágil e acessível. Os alunos poderão realizar sua matrícula sem sair de casa. Para aqueles que não têm acesso à internet, será possível realizar a matrícula diretamente nas escolas”, afirmou o governador.
Para as famílias que não dispõem de internet, as escolas estaduais estarão disponíveis para prestar o suporte necessário. O atendimento presencial nas unidades educacionais permitirá que os responsáveis possam realizar o procedimento de matrícula com o auxílio de profissionais capacitados, garantindo que nenhum aluno fique de fora do sistema estadual de ensino.