A 73ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (22), durante um café da manhã no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. O evento ocorrerá de 1º a 8 de dezembro e promete atrair cerca de 400 mil visitantes, além de reunir 1.500 animais e 200 expositores e gere mais de R$ 300 milhões em negócios.
O governador Rafael Fonteles destacou o crescimento da Expoapi ao longo dos anos, destacando que a feira é um reflexo da força do setor agropecuário no estado. “A Expoapi é uma plataforma de negócios que conecta o Piauí, une as regiões norte e sul do estado, e promove a integração entre a pecuária, a agricultura e o turismo. Tenho certeza de que esta será a melhor edição da história”, afirmou o governador.
A Expoapi se tornou, assim, uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do país, atraindo investidores, produtores e turistas de diversas partes do Brasil.
Fábio Xavier, secretário do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, enfatizou o impacto positivo da Expoapi na agricultura e pecuária piauiense, setores que têm experimentado um forte crescimento nos últimos anos. O estado se destaca como um dos maiores produtores de grãos do Brasil, e a feira é uma excelente oportunidade para fortalecer ainda mais a genética de gado e ampliar o mercado. Além disso, a Expoapi contará com leilões, exposições de equinos, caprinos, ovinos e bovinos, além de um espaço agro dedicado à produção de milho, soja e algodão.
A programação do evento inclui ainda uma série de atrações culturais, com shows gratuitos de grandes nomes da música nacional, como Simone Mendes, Nattan e Mari Fernandez, entre outros. A abertura oficial da Expoapi ocorrerá no dia 1º de dezembro, com a tradicional cavalgada, e o evento contará com cursos, palestras e oficinas voltados para a atualização dos profissionais do setor agropecuário. Considerada uma das mais tradicionais do Brasil, a Expoapi 2024 promete mais uma vez ser um marco para o agronegócio piauiense.