O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quinta-feira (21) que o governo apresentará, até a próxima terça-feira (26), um pacote de cortes de gastos estimado em pouco mais de R$ 5 bilhões. A medida será composta por bloqueios no orçamento, cujos detalhes finais serão discutidos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na segunda-feira (25), às 10h, em reunião no Palácio do Planalto.
Segundo Haddad, o encontro servirá para ajustar pontos do texto, já elaborado pela Casa Civil. “Na segunda pela manhã, vamos passar para o presidente a minuta dos atos. Vamos revisar com ele a redação de alguns detalhes, inclusive sobre o que foi feito com a Defesa, que ele soube informalmente por mim hoje”, explicou o ministro.
O governo decidirá após a reunião se o anúncio será realizado ainda na segunda-feira ou no dia seguinte. “No fim da reunião de segunda-feira, estaremos prontos para divulgar. Se faremos isso na própria segunda ou na terça, é uma decisão que a comunicação vai tomar”, afirmou Haddad.
O pacote faz parte de um esforço do governo para reequilibrar as contas públicas, reforçando o compromisso com a responsabilidade fiscal e o controle dos gastos.