O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, anunciou aumento salarial e promoções para o funcionalismo público do Piauí para 2025. O magistério receberá um reajuste linear de 5,35%, além de um repasse adicional de cerca de R$ 300 milhões voltado para promoções, progressões de carreira e realinhamento de categorias específicas. As informações foram divulgadas durante a apresentação das metas fiscais do governo, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta terça-feira (19).
Emílio Júnior destacou que as negociações com os representantes das categorias continuam, com uma reunião marcada com a comissão do Menpi e membros da Secretaria de Administração para avaliar as propostas, ele também garantiu que as decisões sobre os ajustes salariais e outros benefícios serão tomadas em breve, após a análise do impacto financeiro e das demandas dos servidores.
O Governo do Piauí apresentou o balanço fiscal do segundo quadrimestre de 2024, evidenciando que cumpriu as metas fiscais exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O relatório revelou um crescimento de 10,55% nas receitas correntes e de 8,26% nas receitas totais do Estado, comparado ao mesmo período de 2023.
O secretário ressaltou que, apesar das discussões ainda em andamento, o planejamento financeiro para 2025 inclui o orçamento necessário para viabilizar o aumento linear e as demais melhorias previstas para os servidores, sempre respeitando as condições fiscais do Estado.