A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza foi lançada durante a Cúpula de Líderes do G20 sob a Presidência do Brasil e que ganhou impulso com a nomeação dos primeiros membros do Conselho de Campeões. E conta com representantes de diversos países e organizações internacionais, incluindo o ministro brasileiro Wellington Dias, do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social.
O Conselho de Campeões é composto por líderes sêniores de países e instituições que integram a Aliança, divididos em pilares nacional, de conhecimento e financeiro e tem como objetivo incentivar o engajamento de governos e organizações, além de facilitar a criação de parcerias para implementar políticas nacionais de combate à fome e à pobreza. Esses representantes também são responsáveis por remover obstáculos e apoiar a execução de programas estratégicos.
Para integrar o Conselho, os Campeões devem possuir influência significativa dentro de suas respectivas entidades, especialmente na implementação de programas ligados à segurança alimentar e desenvolvimento social. Os primeiros 17 membros foram selecionados a partir do interesse manifestado por países e organizações que participaram da criação da Aliança Global, desenvolvida por uma Força-Tarefa sob a liderança do G20 no Brasil.
O Conselho, que terá até 50 membros no total, incluindo 25 países e 25 organizações, deverá ampliar sua representatividade com novos integrantes. A primeira reunião completa do grupo está prevista para o início de 2025, quando a Aliança entrará em plena operação e buscará maior impacto no enfrentamento da fome e da pobreza em escala global.