O Governo do Piauí divulgou, nesta quinta-feira (14), os resultados das Contas Regionais e do Produto Interno Bruto (PIB) referentes a 2022, com crescimento nominal foi de 6,2% em relação ao ano anterior o que colocando o estado na liderança do Nordeste e na terceira posição nacional. Os dados foram apresentados pelo secretário do Planejamento, Washington Bonfim, e pelo superintendente estadual do IBGE, Leonardo Passos.
Segundo Bonfim, o resultado positivo reflete o aumento dos investimentos em energias renováveis e no agronegócio, que garantiram um desempenho superior às médias regional e nacional em um ano de desafios econômicos, “O principal destaque é que o crescimento do Piauí está bem acima da média nordestina e brasileira, em um ano que foi, em tese, difícil por conta de redução de receitas do próprio estado em 2022, mas mostra uma trajetória de crescimento constante do Piauí”, afirmou Washington Bonfim.
Leonardo Passos, do IBGE, ressaltou que, ao longo dos últimos 20 anos, o PIB do Piauí mais que dobrou, destacando o impacto positivo desse crescimento para a economia estadual. Outro ponto relevante é a significativa presença da população rural, que ultrapassa 80% em alguns municípios, fortalecendo políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dessas áreas por meio de programas como o Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI).
Em termos de PIB real, o Piauí apresentou um aumento de 6,2% em volume em 2022, superando as médias do Nordeste (3,6%) e do Brasil (3,0%). O crescimento foi impulsionado pelos setores de agropecuária (14,8%), indústria (8,6%) e serviços (3,1%), que se destacaram em volume de produção no ano passado.