O governador do Piauí, Rafael Fonteles, transferiu o cargo ao vice-governador Themístocles Filho, antes de viajar para Lisboa, em Portugal, onde cumpre agenda oficial até o dia 15. A missão inclui compromissos voltados à saúde digital, energias renováveis e educação tecnológica.
Nesta quarta-feira (13), Fonteles apresentará o programa Piauí Saúde Digital ao secretariado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com apoio da Missão do Brasil. Ele também visitará o Tumo Lisboa, um centro educacional voltado ao uso de tecnologia, onde discutirá parcerias para o intercâmbio de jovens do projeto Seduckathon.
Na quinta-feira (14), o governador participará da Conferência Íbero-Brasileira de Energia para expor o potencial energético do Piauí. Fonteles também estará no Web Summit, evento de tecnologia, e no lançamento da Câmara de Comércio Portugal-Piauí, promovendo a cooperação entre empresários portugueses e piauienses.
A viagem será concluída na sexta-feira (15), com a participação na Lide Brasil Conferência, onde Fonteles será palestrante no painel sobre novas oportunidades para a indústria e serviços entre Brasil e Portugal. O governador ainda se reunirá com o economista José Roberto Afonso para discutir temas de economia pública.