A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, nesta terça-feira (12), o projeto de lei enviado pelo Governo do Estado para a criação do Plano Estadual de Juventude do Piauí, com vigência de 2024 a 2034. O objetivo do Executivo é estabelecer diretrizes e ações que garantam o fortalecimento da participação dos jovens nas diversas esferas da sociedade. O projeto agora segue para análise nas comissões da casa.
Intitulado Pacto pela Juventude Piauiense, o plano é destinado a jovens entre 15 e 29 anos e busca ampliar a participação deles em espaços de decisão política e social. Além disso, propõe ações para garantir o acesso à educação, reduzir a evasão escolar, promover qualificação profissional e incentivar o empreendedorismo, com o objetivo de diminuir também os índices de violência entre os jovens.
Composto por 11 eixos temáticos, o plano abrange áreas como Cidadania, Participação Social e Política, Educação, Saúde, Cultura, Desporto, Sustentabilidade, Segurança Pública e Acesso à Justiça, entre outros. Esses eixos orientam as ações para atender as necessidades e demandas da juventude piauiense, de forma integrada e abrangente.
O projeto visa criar um ambiente mais inclusivo e justo para os jovens do Piauí, oferecendo condições para que eles se tornem protagonistas em sua formação, no mercado de trabalho e na construção de uma sociedade mais igualitária e segura.