O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (UB), anunciou nesta terça-feira (12) que sete secretarias municipais serão extintas a partir de janeiro de 2025 para reduzir a máquina pública e melhorar a governabilidade da cidade. Entre as pastas afetadas, está a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), cujas atribuições serão distribuídas entre as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).
Também serão extintas a Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (Semp), criada durante a gestão de Dr. Pessoa, e a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), cujas funções passarão para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). A Coordenação Municipal de Segurança Social e Patrimonial será transformada em Secretaria Municipal de Segurança Pública, ampliando seu papel na área de segurança.
Outra mudança inclui a absorção da Coordenação Municipal de Direitos Humanos pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Além disso, as Superintendências de Desenvolvimento Urbano SDU Sul 2 e Sudeste 2 serão reincorporadas às SDUs Sul e Sudeste, respectivamente, centralizando as ações de urbanismo nessas regiões.
Silvio Mendes anunciou ainda a criação da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais, que será liderada por Victor Linhares. A nova estrutura busca, segundo Mendes, simplificar processos e fortalecer o diálogo entre os setores da administração municipal, promovendo maior eficiência para a gestão de Teresina.