A Noruega, assim como o Brasil, aderiu nesta quinta-feira (7), à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das principais prioridades da presidência brasileira do G20, que busca mobilizar recursos para programas eficazes voltados à redução da fome e da pobreza, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A adesão foi formalizada pela ministra do Desenvolvimento Internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim juntamente com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Ao anunciar o compromisso, Tvinnereim destacou que a Noruega se compromete a colaborar com a Aliança, destinando recursos financeiros para apoiar a segurança alimentar e fortalecer a resiliência agrícola global, “Estamos comprometidos em colaborar com a Aliança Global, apoiando financeiramente a mobilização de recursos nacionais e internacionais para promover a segurança alimentar”.
A cooperação intersetorial também foi destacada como prioridade, com foco em políticas que assegurem a renda dos agricultores e promovam um sistema alimentar sustentável. A Noruega busca, através desse compromisso, contribuir para a segurança alimentar, o bem-estar animal e a sanidade vegetal, elementos essenciais para a resiliência do sistema alimentar global.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias celebrou a adesão da Noruega, ressaltando que a Aliança Global é um passo crucial na luta contra a fome e a pobreza “Noruega expressa seu apoio à Aliança Global desde sua concepção e agora formaliza esse compromisso com a adesão. Isso representa um passo crucial na luta contra a fome e a pobreza, sendo vital para o êxito dessa iniciativa. Por meio dessa Aliança, pretendemos oferecer suporte político, recursos financeiros e cooperação técnica para implementar políticas eficazes nas áreas de interesse em cada país participante,” acrescentou o ministro.