Homens demonstram mais interesse em aspectos estéticos e do bem-estar.
Por Redação Folha Expressa | Publicado em 07/12/2020 às 10H42
A população masculina cada vez mais tem se preocupado com diversas questões relacionadas ao bem-estar, prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. Dentro dessa perspectiva vale ressaltar o crescimento do número de homens, de todas as idades e classes sociais, que se submetem à cirurgia plástica por razões estéticas.
No ano de 2019, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) emitiu dados comprovadores, que a cada dois minutos um homem faz um procedimento estético no Brasil. E cada vez mais preocupados em cuidar da saúde e da beleza do corpo, os homens da atualidade estão investindo cada vez mais nos tratamentos minimamente invasivos e também nas cirurgias estéticas. Prova disso é que entre 2009 até o momento, a quantidade de cirurgias plásticas realizadas no público masculino quadruplicou.
Entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados pelos homens estão a redução das mamas (ginecomastia), transplante capilar, rinoplastia, otoplastia e lipoaspiração. O cirurgião plástico William Machado, destaca que o aumento na busca por essas intervenções estéticas masculinas aconteceu por causa do advento das redes sociais. “Na última década os homens começaram a investir mais em seu bem-estar e autoestima. Essa tendência foi impulsionada, em grande parte, pela exposição nas redes sociais, que proporcionou uma verdadeira mudança no hábito masculino”, disse o especialista.
Rinoplastia
A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais requisitadas pelos pacientes na faixa de idade entre 20 a 30 anos, que desejam refinar o aspecto estético do nariz e, muitas vezes, melhorar a respiração.
“Essa é uma das cirurgias mais procuradas pelos homens. Algumas características são observadas no ato cirúrgico a fim de preservar os traços fortes masculinos, como a elaboração de um dorso retilíneo e uma ponta com rotação de 90 graus, que são as principais peculiaridades desse procedimento. A pele masculina por ser mais grossa, poderá causar inchaço por um tempo mais prolongado”, ressalta William Machado.
Ainda sobre esse procedimento existe a variação da ‘rinoplastia fechada’, responsável por trazer a delicadeza da intervenção estética, sem perder as características másculas do paciente. “A rinoplastia fechada é feita com cortes internos no nariz e os cuidados para manter certas características do contorno nasal. Em homens, são importantes para manter a correta proporção com o rosto, e um nariz mais delicado, com aspecto ‘forte’, que é o mais indicado ao público masculino,” pontua o cirurgião plástico.
Ginecomastia
A Ginecomastia é o excesso de gordura e de tecido glandular mamário nos homens. O procedimento cirúrgico é indicado para os pacientes que sofrem com desconforto estético em decorrência deste aumento de volume mamário. O resultado final é o aspecto masculino da região peitoral, que se torna mais plana e firme.
William Machado comenta que a procura pela ginecomastia em homens é recorrente, principalmente por problemas psicológicos ocasionados pelo crescimento das mamas. “O aumento do tecido mamário em homens é bem mais comum do que se imagina. Causam frequentemente constrangimento e distúrbios no convívio social em pacientes com essa patologia. O tratamento é rápido, pouco doloroso e muito procurado por homens entre 20 a 30 anos, podendo ser realizado com lipoaspiração ou ressecção da glândula mamária”, descreve.
Harmonização facial
A harmonização facial corresponde a um conjunto de técnicas que visam valorizar a simetria do rosto, através do equilíbrio estético. Seu tratamento é feito, principalmente, com o uso de toxina botulínica (botox) e preenchimentos. Esses procedimentos são simples, o tratamento costuma ser rápido e realizados em algumas sessões para alcançar o efeito desejado pelo paciente. Destinado principalmente para homens que estejam à procura de procedimentos estéticos para corrigir imperfeições na face, mas que ofereçam uma beleza natural, sem grandes alterações.
“Homens que têm uma linha da mandíbula bem definida, com uma separação precisa entre o que é o rosto e o que é pescoço são classicamente mais atraentes, tem aparência mais jovem e apresentam rostos mais marcantes e definidos. A toxina botulínica atua na suavização das rugas faciais ao bloquear a contração muscular, especialmente quando a pessoa faz alguma expressão facial. Além de ser, entre os homens, mais comum a aplicação no entorno das sobrancelhas e no centro da testa, onde se formam as temidas linhas de expressão,” finaliza William Machado.
Discussão sobre este post