O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano através da plataforma X (antigo Twitter). A proposta, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, convida os estudantes a refletirem sobre a importância da cultura africana para a formação da sociedade brasileira e os obstáculos para sua valorização. O texto deve seguir o formato dissertativo-argumentativo e ter entre sete e 30 linhas.
Neste primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos enfrentarão 45 questões de linguagens, incluindo língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, e mais 45 questões de ciências humanas, englobando história, geografia, filosofia e sociologia.
A segunda etapa do exame, prevista para 10 de novembro, trará 90 questões objetivas de ciências da natureza, com conteúdos de química, física e biologia, além de matemática. O gabarito oficial deve ser publicado até 20 de novembro.