Na última sexta-feira (1), o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, realizou a primeira retirada de múltiplos órgãos do interior do Piauí. A doação incluiu fígado, rins e córneas de um paciente de 28 anos que teve morte encefálica após um acidente de moto.
A família autorizou a doação, permitindo que os órgãos fossem transportados rapidamente para Teresina com o apoio da Polícia Militar, que utilizou uma aeronave da Gerência de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
De acordo com Lourdes Veras, coordenadora da Central Estadual de Transplantes, a colaboração com a PM foi essencial para garantir que os órgãos chegassem a tempo para os transplantes. As córneas e rins foram destinados a pacientes em fila de espera no Piauí, enquanto o fígado foi enviado ao Ceará, onde o transporte também foi organizado.
Em 2024, o Piauí já registrou 38 captações de múltiplos órgãos, um recorde para o estado, além de 123 transplantes de córneas. A captação em Parnaíba é vista como um avanço importante na ampliação das doações de órgãos, que visa atender à demanda crescente de pacientes que aguardam por transplantes.