A Prefeitura de Teresina publicou novo decreto exonerando quatro servidores comissionados da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), assinado pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD) e divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (30). Entre os dispensados estão um assessor técnico, um assessor parlamentar e dois assessores administrativos, em mais uma medida de reestruturação na gestão municipal.
Esse é o quinto decreto de exonerações de cargos comissionados que Dr. Pessoa emite em outubro, após as eleições municipais. Desde o início do mês, 479 servidores comissionados foram afastados, atingindo outras pastas, como as Secretarias de Finanças, Meio Ambiente, Planejamento, além da Fundação Municipal de Saúde e diversas SAADs.
O prefeito justificou as exonerações com base na Lei de Organização Administrativa do Executivo Municipal, reforçando que o objetivo é reorganizar a estrutura da prefeitura, que segundo Dr. Pessoa, é essencial para adequar a gestão às prioridades financeiras e administrativas.
Além das exonerações, o plano de reestruturação inclui a suspensão de novas nomeações, cortes em diárias e restrições na aquisição de veículos, locação de imóveis e realização de eventos.