O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) confirmou nesta quinta-feira (31) o apoio de seu partido à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para substituir Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados em 2025. O anúncio ocorreu em reunião de bancada, unindo o PCdoB a seis partidos que já manifestaram apoio ao republicano.
De acordo com Jerry, a decisão foi tomada após diálogos com diversos concorrentes ao cargo e com a Federação Brasil pela Esperança, formada por PT, PCdoB e PV o líder do PCdoB confirmou sua confiança na capacidade de Motta para fortalecer a governança e defender a democracia, com a expectativa de ampliar o apoio até as eleições em fevereiro.
Hugo Motta, que conta com apoio de partidos como PP, MDB, Republicanos, PL, PT e Podemos, destacou seu compromisso em unir forças políticas para assegurar o bom funcionamento da Câmara, reforçando a importância de o Legislativo protagonizar avanços legislativos que atendam às expectativas do povo brasileiro.
Com apoio declarado de 319 deputados, Motta se posiciona como o favorito na corrida à presidência da Casa. As alianças com partidos de grande representação, como o PL (92 deputados) e o PT (68), colocam sua candidatura como estratégica para fortalecer o relacionamento entre Executivo e Legislativo na próxima legislatura.