A Prefeitura de Teresina exonerou mais 90 servidores comissionados de alto escalão, conforme publicado no Diário Oficial do Município nessa terça-feira (29). Com as novas demissões, o número de comissionados afastados da administração municipal chega a 470.
Os cortes em massa, que começaram em 14 de outubro, fazem parte do ajuste fiscal determinado pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD), com o objetivo de reduzir em até 30% o número de comissionados na gestão.
A pasta mais afetada pelas exonerações foi a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), que perdeu 34 funcionários comissionados.
Outras secretarias, como a de Planejamento (Semplan), Educação (Semec), a Procuradoria-Geral do Município (PGM) e a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Sul) também registraram baixas.
Nas últimas duas semanas, as demissões têm se intensificado. Em 14 de outubro, 40 exonerações foram registradas. No dia 23, mais 275 servidores de pelo menos nove órgãos foram dispensados, seguidos de outros 26 no dia 25.
A justificativa da administração municipal é a necessidade de reduzir despesas com a folha de pagamento. Estima-se que essas medidas podem gerar uma economia de aproximadamente R$20 milhões até o fim do ano.
Confira as pastas que foram impactadas
- Semcaspi – 34
- Semplan – 20
- PGM – 15
- Semec 13
- SAAD Sul – 13
- Grupo de trabalho – Lagoas do Norte – 5