Durante sua participação na Lide Brazil em Londres, nesta terça-feira (29), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, abordou questões cruciais para o Brasil, incluindo a necessidade de cortes nos gastos públicos e a regulamentação da inteligência artificial (IA). Ele afirmou que a reforma tributária deverá ser aprovada até o início de dezembro e enfatizou que os senadores devem focar em propostas que visem à redução de despesas, sem comprometer os programas sociais existentes.
Para Pacheco o Brasil possui uma legislação ambiental moderna, mas alertou que normas da União Europeia não devem prejudicar o desenvolvimento do agronegócio nacional, destacou a importância de manter o crescimento do setor agrícola, que é vital para a economia brasileira, e que as regulamentações internacionais devem ser equilibradas para não afetar a competitividade do país.
O presidente do Senado defendeu claramente emenda à Constituição que visa o fim da reeleição para presidentes, governadores e prefeitos, estabelecendo mandatos de cinco anos. Ele acredita que essa mudança é necessária para promover maior estabilidade política e aprimorar a governança no Brasil.
Ao abordar a regulamentação da inteligência artificial, Pacheco reconheceu a importância de um marco legal que guie o uso dessa tecnologia no país, garantindo segurança e inovação.
Com informações da Agência Senado.