O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) irá disponibilizar cinco pontos em Teresina para que eleitores fora de seu domicílio possam justificar a ausência no 2º turno das eleições, no domingo, 27 de outubro. As mesas receptoras funcionarão das 8h às 17h, localizadas em todas as zonas de Teresina.
A recomendação para a montagem desses locais foi feita pela juíza Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa, que destacou que as mesas não terão urnas eletrônicas. Ela ainda sugeriu que os municípios descentralizassem o atendimento, evitando concentrá-lo apenas nas dependências da Justiça Eleitoral.
Além dos pontos físicos, eleitores também poderão justificar o voto pelo aplicativo e-Título, como explicou Hugo Leonardo, chefe da Sessão de Orientação às Zonas Eleitorais do TRE-PI. A ferramenta digital facilita o processo e não exige comprovações no dia da eleição.
Quem não votou ou justificou no primeiro turno tem até 5 de dezembro para regularizar a situação, apresentando documentação que justifique a ausência. Aqueles que não justificarem a ausência no 2º turno até o prazo legal estarão sujeitos a uma multa de R$ 3,51.
Veja os locais para justificar o voto:
- Aeroporto de Teresina: Avenida Centenário, s/nº, Teresina – PI
- Arquivo Central do TRE-PI: Rua Eliseu Martins, nº 1640, Centro, Teresina – PI
- Rodoviária de Teresina: Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 2620, Catarina, Teresina – PI
- Teresina Shopping: Avenida Raul Lopes, nº 1000 – Noivos, Teresina – PI
- Riverside Shopping: Avenida Ininga, 1201 – Jóquei, Teresina