O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em 11º lugar no ranking global de aprovação de líderes mundiais, elaborado pela empresa norte-americana de business intelligence Morning Consult Pro. Entre os líderes do continente americano, Lula aparece em 3º, ficando atrás apenas do ex-presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que conquistou o 2º lugar geral, e do presidente argentino Javier Milei, em 3º.
Lula superou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que ficou em 13º lugar, e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que apareceu na 20ª posição. O levantamento foi realizado entre 25 de setembro e 1º de outubro de 2024.
O ex-presidente mexicano López Obrador foi incluído na pesquisa, uma vez que a coleta de dados foi feita antes de Claudia Sheinbaum assumir a presidência do México em 1º de outubro.
Sobre a pesquisa
No topo e do ranking de aprovação de líderes mundiais estão representantes asiáticos. O primeiro-ministro indiano Narendra Modi, do partido BJP (direita), lidera o ranking, com uma aprovação de 72,7% e desaprovação de 21,1%. Por outro lado, o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol, do Partido do Poder Popular (direita), ocupa a última posição, sendo o líder mais impopular, com apenas 15,6% de aprovação e 79,5% de desaprovação.
A pesquisa da Morning Consult Pro considerou 25 países, incluindo 14 europeus, 3 asiáticos, 3 sul-americanos, 2 norte-americanos, 1 africano e 1 da Oceania, além da Turquia, que é um país eurasiático.
Os resultados foram obtidos por meio de uma média móvel simples, calculada com base em entrevistas realizadas ao longo de sete dias. A empresa entrevistou adultos nos 25 países incluídos no levantamento, que ranqueia a popularidade de líderes mundiais.