O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) aprovou, nesta segunda-feira (21), a lista tríplice para a escolha de um membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em razão do término do mandato do advogado Guilardo Cesá Medeiros Graça. Os três nomes indicados foram Guilardo Cesá Medeiros Graça, com 14 votos, Leonel Luz Leão, com 12 votos, e Auderi Martins Carneiro Filho, com 10 votos.
A lista será encaminhada ao presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e, em seguida, enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE terá a responsabilidade de remeter os nomes à Presidência da República, que fará a nomeação final de acordo com sua livre escolha.
O membro substituto ocupará a vaga destinada à advocacia, na categoria de jurista, e será nomeado para um mandato de dois anos. O processo de escolha segue o rito tradicional, onde o presidente da República tem autonomia para definir o nome entre os indicados pela Justiça.
A lista segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e a responsabilidade de enviar a lista é da Presidência da República, que também fica a cargo e tem livre escolha da nomeação.
Com informações do Tribunal de Justiça do Piauí.