O Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco promove, de 21 a 25 de outubro, a expedição da nova carteira de Identidade Nacional no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). A ação, que ocorre por meio do Programa Justo Acesso, será realizada na sala da Assessoria Militar, no térreo do Palácio da Justiça, Av. Padre Humberto Pietrogrande, e na Unidade de Acessibilidade e Inclusão, no Fórum Cível e Criminal Joaquim de Souza Neto, das 08 às 12:30 horas.
A nova Carteira de Identidade Nacional traz várias inovações em relação ao documento anterior. Uma das principais novidades é a inclusão de recursos de segurança avançados, como hologramas, marcas d’água e microimpressão, que dificultam a falsificação do documento.
Além disso, a nova RG contém um código QR que permite a verificação da autenticidade do documento por meio de aplicativos móveis.
Outra inovação importante é a inclusão de informações adicionais, como o tipo sanguíneo, o cartão do SUS e o certificado de reservista (para homens). Essas informações podem ser úteis em situações de emergência ou para fins de identificação.
A emissão da 1ª via da nova RG é gratuita, enquanto a 2ª via custa R$ 22,60. Para emitir o documento, é necessário portar os seguintes documentos:
– Certidão de Nascimento/Casamento (atualizadas com selo de verificação)
– Comprovante de Residência
– CPF
– E opcionais: NIT/PIS/PASEP, CNH, Título de eleitor, Tipo sanguíneo, Carteira profissional, Certificado de Reservista (se homem), Cartão do SUS, Pessoa com Deficiência e Laudo médico.