Nas eleições municipais realizadas no último domingo (6), o Partido dos Trabalhadores (PT) do Piauí obteve o maior número de prefeitos eleitos em todo o país, conquistando 50 prefeituras. O resultado foi o melhor desempenho da legenda em nível nacional, superando estados como Bahia, que elegeu 49 prefeitos, e Ceará, com 46.
A vitória expressiva no Piauí foi impulsionada pelo engajamento do governador Rafael Fonteles (PT), que participou ativamente da campanha em mais de 100 municípios, contribuindo para a eleição de 186 prefeitos e prefeitas de partidos da base governista. Fonteles visitou diversas regiões do estado, consolidando o apoio a candidatos do PT e de legendas aliadas.
Destaques entre os eleitos
Entre os prefeitos reeleitos, destaca-se Jove Oliveira, de Piripiri, a quarta maior cidade do Piauí. Outros nomes vitoriosos incluem Guilherme Macedo, eleito em Bocaina; Ranilette Macedo, em Caracol; e Júnior Abreu, que venceu em Castelo do Piauí. Além deles, Wodson Vieira foi eleito em Cocal dos Alves, e Felipe Dias, em Cristino Castro.
Outras figuras de destaque na eleição incluem Júnior Nato, de Jerumenha; Pedro Gomes, de José de Freitas; Maninha Fontenele, reeleita em Luís Correia; e Fernanda Marques, vitoriosa em Luzilândia. O PT também conquistou prefeituras em Porto, com Aluízio Vaz, e em Ribeiro Gonçalves, com Agamenon Franco.