A 64ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Inhuma, Ipiranga do Piauí e São José do Piauí, instituiu um toque de recolher a partir das 22 horas do dia 5 de outubro até às 5 horas do dia seguinte, quando ocorrerão as eleições municipais. O decreto foi publicado na quinta-feira (5) por meio de uma portaria assinada pelo juiz Élvio Íbsen Barreto de Souza Coutinho.
O magistrado justificou a decisão com base em diversos fatores, incluindo a proximidade das eleições e a diferença de votos entre os candidatos, que é considerada muito baixa. O juiz também citou preocupações relacionadas à segurança, mencionando a ocorrência de episódios de violência, como a utilização de arma branca em eventos políticos, práticas de apostas ilegais e o reduzido efetivo policial disponível na região.
Com a implementação do toque de recolher, os habitantes dos três municípios estão sujeitos a um confinamento domiciliar obrigatório durante o período estabelecido. A circulação de pessoas será permitida apenas em casos de urgência médica devidamente comprovada.
Além disso, o decreto prevê a possibilidade de apreensão de veículos e condução de indivíduos que forem encontrados nas ruas sem uma justificativa plausível durante o horário do toque de recolher. O funcionamento de bares e restaurantes está proibido após as 21h30, como parte das medidas para garantir a ordem pública durante o processo eleitoral.