Está agendada para está quinta-feira (19), a análise do Comitê de Assuntos Jurídicos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de um projeto de lei que busca barrar a entrada de autoridades estrangeiras que tenham violado a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão. A proposta foi criada em resposta às decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo os autores, teriam afetado cidadãos dupla cidadania.
Segundo a CNN, as medidas adotadas por Moraes levaram à suspensão de contas em redes sociais de cidadãos brasileiros-americanos residentes nos Estados Unidos, o que despertou preocupações entre os parlamentares republicanos. Eles consideram essas ações como uma ameaça ao direito de liberdade de expressão, garantido pela Constituição dos EUA.
Se a proposta for aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Joe Biden, o ministro Alexandre de Moraes poderá ser impedido de ingressar nos Estados Unidos ou, caso já esteja no país, poderá ser deportado.
A deputada Issa Salazar, uma das autoras do projeto, afirmou que as medidas de Moraes representam uma violação à liberdade de expressão, atingindo até cidadãos americanos. “Aqueles que promovem a censura não são bem-vindos nos Estados Unidos”, declarou.
com informações da CNN