Na manhã deste domingo (01/09), o candidato a prefeito de Teresina e deputado estadual, Fábio Novo, participou de caminhada com lideranças e moradores do Assentamento El Shaday, localizado na zona Rural de Teresina. Novo reafirmou o compromisso com os moradores de levar melhorias e ressaltou a participação da população na construção do seu plano de governo.
“Nosso modelo de governo participativo permitiu esse trabalho de escuta que venho exercitando junto à população. Fomos a todos os bairros, na zona Rural, e sabemos as demandas de vocês. Juntos vamos trabalhar por Teresina”, disse Fábio diante dos apoiadores.
Em 2024, o Assentamento El Shaday foi contemplado com duas vias de calçamento através do Orçamento Participativo (OPA). A Associação de Moradores e Microprodutores Rurais do Assentamento El Shaday conseguiu submeter a proposta com o total de 837 votos, tornando-se a segunda maior votação da zona rural de Teresina na edição de 2023. Para o próximo ano, os moradores também ganharão mais calçamento através do programa, após a aprovação na segunda edição com 1.756 votos.
“O El Shaday, desde 2015, tem essa parceria com o governador Rafael Fonteles, com o deputado Fábio Novo e com o ministro Wellington Dias. Agora, através do OPA, nós aumentamos ainda mais nossa afinidade, pois o programa traz um resultado prático para nossa comunidade. Torna a zona rural cada vez mais humanizada e traz uma diferença para nós”, destacou Moreirão, presidente da associação.
A caminhada contou com a presença do secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas, que reforçou a importância da integração dos poderes para destravar os projetos e beneficiar a população.
“O Moreirão levou os produtos e alimentos que este assentamento produziu para uma demonstração de que essa comunidade era produtiva. Na época, o senador Wellington Dias, muito sensível, levou essa demanda e desapropriamos esse terreno. Hoje, temos essa comunidade muito integrada e produtiva, mostrando a integração da zona Rural”, acrescentou Chico Lucas, em referência ao período em que era presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI).
Para a zona Rural, Fábio Novo tem como prioridade o acesso ao transporte escolar para os alunos da região, o incentivo ao turismo rural como opção ecológica e fonte de renda para as pequenas propriedades, além do aprimoramento do sistema de transporte rural e veículos alternativos.