O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (24), que tem intensificado as cobranças ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para que o preço do arroz seja reduzido. A declaração foi feita durante um comício em apoio à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), no Campo Limpo, zona sul de São Paulo.
Lula relatou sua surpresa ao visitar um supermercado e constatar que o arroz estava sendo comercializado a R$ 36. “Estou cobrando do ministro para que ele trabalhe na redução do preço do arroz, assim como conseguimos baixar o preço da picanha. Podemos fazer muito mais por este país”, afirmou o presidente. Ele também destacou que o Brasil atingiu o menor índice de desemprego dos últimos 14 anos.
O presidente sublinhou o aumento da massa salarial, com 90% das categorias profissionais fechando acordos de reajuste acima da inflação. Lula reiterou seu compromisso com a valorização do salário mínimo, especialmente para os aposentados, ressaltando que essa é uma estratégia essencial para promover a distribuição de renda e estimular a criação de empregos.
Em junho, o governo federal anulou lotes de arroz importado adquiridos em um leilão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A decisão foi tomada após suspeitas de irregularidades, uma vez que algumas das empresas vencedoras não possuíam a capacidade técnica e financeira necessária para cumprir os contratos.