O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou nesta quinta-feira (22), uma audiência pública para definir a ordem de veiculação e o tempo de propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV para os candidatos à Prefeitura de Teresina. O sorteio ocorreu no Auditório Desembargador Vicente Ribeiro Martins, na sede do TRE-PI, e foi conduzido pelo juiz Washington Luiz, da 63ª Zona Eleitoral.
O candidato Francinaldo Leão, da federação PSOL/Rede, será o primeiro a aparecer no horário eleitoral, com 30 segundos e 46 milésimos de segundo por dia. O segundo será Dr. Pessoa, da coligação Fazemos Mais com o Povo, que terá 2 minutos, 17 segundos e 58 milésimos de segundo. Em seguida, Fábio Novo, da coligação Juntos por Teresina, terá 4 minutos, 15 segundos e 74 milésimos de segundo. Por fim, Sílvio Mendes, da coligação Teresina no Caminho Certo, terá 2 minutos, 56 segundos e 23 milésimos de segundo.
Além do tempo destinado ao horário eleitoral gratuito, foram estabelecidas as quantidades de inserções para cada candidato. Francinaldo Leão terá 149 inserções, somando 2 minutos e 7 segundos diários. A coligação Fazemos Mais com o Povo contará com 674 inserções, totalizando quase 10 minutos por dia. A coligação Juntos por Teresina terá 1253 inserções, com tempo diário de 17 minutos e 54 segundos. A coligação Teresina no Caminho Certo terá 863 inserções, correspondendo a 12 minutos e 20 segundos diários.
O início da propaganda eleitoral gratuita está previsto para o dia 30 de agosto. As normas estabelecem que o tempo disponível deve ser utilizado para apresentação de propostas e projetos dos candidatos. A legislação proíbe o uso do horário para ofensas pessoais, e, em caso de violação, o candidato prejudicado pode solicitar direito de resposta na Justiça Eleitoral.