As eleições do município de São Gonçalo do Piauí estão no nível mais tenso de todas, desde sua emancipação política em 1964. Sempre bem disputadas, com propostas e debates, desta vez, alguém apelou da pior forma possível. O sistema de registro de candidaturas, através da plataforma CANDex, que é altamente seguro e confiável, foi usado de forma criminosa por alguém que tinha posse da senha, a qual é única e gerada pelo Tribunal Superior Eleitoral, para implantar uma ata com suposta substituição da candidata a prefeita da oposição, Gerlane Ferreira da Silva Cabral, pelo atual vice-prefeito, Luís Raimundo Faustino de Sousa, ambos do MDB.
O diretório esclarece que, “não houve substituição, não houve reunião para isso; foi apenas uma invenção praticada por alguém que tenta causar transtorno na eleição municipal. Esse fato gerou revolta na população, porque Gerlane Cabral é mulher e pode ser a primeira prefeita eleita do município de São Gonçalo do Piauí, levando todos a entenderem que isso é preconceito, representando também uma violência contra a mulher.”
O portal Folha Expressa obteve com exclusividade a informação de que o Ministério Público e a Polícia Federal foram acionados para investigar o crime, que se caracteriza como violência política contra a mulher. As investigações buscam identificar os responsáveis e assegurar que a justiça prevaleça diante da gravidade do caso em São Gonçalo do Piauí.
A Comissão Provisória Municipal do MDB de São Gonçalo do Piauí se reuniu de forma extraordinária, sob a presidência do Sr. Pedro Ferreira da Silva, que também é o representante da Coligação “Nossa Terra, Nossa Gente”, composta pelo MDB e PSD, onde a candidata majoritária é Gerlane Ferreira da Silva Cabral, pelo MDB, e o vice, Edinho Ferreira Pires, pelo PSD. Na reunião, o presidente informou que foi inserida uma nova ata no sistema CANDex, no dia 04/08/2024, com informações inverídicas e sem autorização desta comissão (substituição da candidata homologada em Convenção Municipal em 27/07/2024). Assim, ficou deliberado que seria providenciado um boletim de ocorrência na Polícia Federal e encaminhadas todas as informações necessárias ao Ministério Público para apuração. Em consequência, o Sr. Luís Raimundo Faustino de Sousa informou que não participou da reunião no dia 04/08/2024, como também não autorizou colocarem seu nome como substituto ao cargo de Prefeito de São Gonçalo do Piauí.
Sendo assim, o presidente do MDB municipal disse que esta ata da Executiva Municipal seria inserida no CANDex, como uma prova cabal de que não houve nenhuma alteração ou substituição de candidato, que foi feito o boletim de ocorrência na Polícia Federal, para apuração e identificação de quem inseriu esta ata fraudulenta, e que ainda fez outro registro na Polícia Civil. Ressaltou ainda que esta senha é única e que foi recebida do Diretório Estadual, via e-mail da Comissão Executiva Municipal, e isso pode facilitar a descoberta de quem teve acesso, em qual equipamento foi feito e sua localização.