O Governo Federal declarou situação de emergência no município de Bonfim do Piauí devido a uma seca prolongada que atinge a região. O reconhecimento oficial permitirá à prefeitura solicitar recursos federais para enfrentar os desafios causados pela falta de chuvas.
A seca, que se estende por vários meses, tem severamente comprometido a disponibilidade de água, afetando a agricultura, o abastecimento e a segurança alimentar. Além disso, pode resultar em graves problemas de saúde, como desidratação e doenças relacionadas à água, e gerar impactos econômicos significativos para a comunidade local.
Além de Bonfim do Piauí, outros 13 municípios brasileiros também foram declarados em situação de emergência. Com a nova declaração, a prefeitura de Bonfim do Piauí pode acessar recursos para adquirir cestas básicas, água potável e kits de higiene, entre outras necessidades emergenciais.
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional destacou que, embora a estiagem seja um problema comum em várias cidades, a seca em Bonfim do Piauí é particularmente severa. A prefeitura deve agora enviar um plano de trabalho à Defesa Civil Nacional, que avaliará e aprovará a liberação dos recursos necessários. A formalização da medida será feita por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União.