Nesta sexta-feira (9), o governador Rafael Fonteles assinou no Palácio de Karnak 13 ordens de serviço para obras do Orçamento Participativo Digital (OPA), com um investimento total de R$8,5 milhões. As obras beneficiarão Teresina e Parnaíba e serão executadas pelas Secretarias da Cultura (Secult) e das Cidades (Secid).
O pacote de obras inclui calçamento, construção de praças, reformas de centros comunitários, urbanização de áreas verdes, implantação de videoteca e melhorias em mercados, centros comunitários, polos de artesanato e bibliotecas. Os projetos estão distribuídos por diversas zonas de Teresina e incluirão também calçamento na zona rural de Parnaíba. A conclusão das obras da Secid está prevista para novembro, enquanto a Secult deve finalizar seus projetos em até 90 dias.
O governador Rafael Fonteles destacou que o OPA tem priorizado as demandas populares, com um total de 73 obras já em execução ou inauguradas das 88 previstas. Restam 15 obras em processo de licitação. As intervenções em Teresina abrangem bairros como Aroeiras, Santa Maria da Codipi, Mafrense e outros. Fonteles afirmou que 85% do orçamento já está em execução ou concluído e que os projetos selecionados para este ano estão sendo preparados para o próximo ciclo de licitação.
Sobre o OPA
O Orçamento Participativo Digital (OPA) permite que a população participe diretamente do orçamento anual do Governo do Estado do Piauí, indicando onde os recursos públicos devem ser investidos. Qualquer cidadão maior de 16 anos com CPF pode participar da votação, que é realizada através de uma plataforma digital acessível aos municípios contemplados.