Em resposta à recente fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o número de diárias concedidas aos servidores municipais, a Prefeitura de Bom Princípio do Piauí esclarece que as diárias mencionadas no relatório são distribuídas entre um grande número de servidores, com uma média de 10 a 15 diárias anuais por funcionário. Considerando que o ano possui aproximadamente 252 dias úteis, essa quantidade de diárias se torna estatisticamente irrelevante.
A prefeitura disse ainda que todas as diárias concedidas são rigorosamente justificadas e seguem propósitos administrativos essenciais para o bom funcionamento do município e informou que principais finalidades incluem: cadastramentos e acompanhamentos de projetos; viagens relacionadas ao desenvolvimento e monitoramento de projetos essenciais para o progresso do município.
A administração reforçou que foram realizadas vários acompanhamentos de pacientes; apoio a pessoas com necessidades de saúde, garantindo que recebam tratamento adequado fora do município. Participação em treinamentos e eventos fundamentais para a capacitação dos servidores e aprimoramento dos serviços prestados à população.
Em nota o prefeito mencionou que as diárias cobrem despesas necessárias, como alimentação, transporte e hospedagem, assegurando que os servidores possam realizar suas atividades fora da sede do município de maneira eficiente e com o devido suporte.
A diária ao servidor que viajar é um direito legal. Sempre que solicitado pelo servidor, a Prefeitura disse que cumpre rigorosamente a lei, garantindo que os valores estejam dentro dos estimados e previstos pela legislação vigente.
A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí reafirmou em resposta, seu compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, garantindo que todas as ações são tomadas com base no interesse público e no desenvolvimento contínuo do nosso município.