O estudante Pedro Lucas Martins Saboia Silva, do Piauí, conquistou o cargo de Jovem Senador ao vencer o Concurso de Redação estadual com o tema “Os 200 Anos do Senado e os Desafios para o Futuro da Democracia”. Ele representará o estado em Brasília, onde participará de atividades legislativas e apresentará suas propostas em sessões plenárias.
O mandato de Jovem Senador oferece aos estudantes a chance de experimentar a rotina dos parlamentares, participar de visitas guiadas, palestras e debates, além de simular atividades legislativas. Pedro Lucas terá a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Senado Federal, além de intervir ativamente com suas ideias legislativas.
Pedro Lucas, natural de São Miguel do Tapuio e aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dona Rosaura Muniz Barreto, iniciou sua experiência como Jovem Senador em Brasília. Acompanhado pela professora Maria Deurene Cavalcante, ele participa da Semana de Vivência Legislativa.
“Quero poder absorver o máximo desta experiência no Senado Federal. Por meio das propostas que iremos discutir com os colegas, acredito que chegaremos no consenso para aprovar as melhores ideias e, assim, levar o que aprendemos para contribuir com o nosso estado”, disse Pedro Lucas.
O Programa Jovem Senador visa fomentar a consciência política entre os jovens, oferecendo uma visão detalhada do Poder Legislativo e incentivando a participação cidadã. Ao vencer o concurso, Pedro Lucas se une a um grupo seleto de estudantes que terão a chance de influenciar e compreender o processo legislativo de forma prática.