A partir desta segunda-feira (5), Teresina sedia a reunião conjunta das câmaras técnicas de Atenção à Saúde (AS) e de Atenção Primária à Saúde (APS) do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O evento, que ocorrerá até a próxima quarta-feira (7) no Auditório Tupperware, na avenida Frei Serafim, e visa discutir a integração entre a atenção primária e especializada no atendimento à saúde da população.
A reunião, iniciada na manhã de hoje (5), tem como foco a planificação da atenção à saúde, abordando estratégias para melhorar a integração entre a atenção primária e especializada. O encontro inclui uma programação variada, que vai desde discussões técnicas até visitas a unidades de referência.
Os participantes acompanharam debates sobre a organização das redes de atenção à saúde e, no período da tarde, realizaram uma visita à Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. A maternidade é destacada como um exemplo de integração bem-sucedida entre a atenção primária e especializada na saúde maternoinfantil no Piauí.
Jurandi Frutuoso, secretário de Estado da Saúde, ressaltou a importância do evento para a melhoria dos serviços de saúde pública no Brasil. “Este encontro reúne profissionais de diversas partes do país para discutir e propor soluções que possam beneficiar a rede de atenção à saúde em todo o Brasil”, afirmou.
O secretário executivo do Conass, Aristides Oliveira, destacou que a integração entre atenção primária e especializada é essencial para a melhoria da assistência à saúde. “Estamos observando modelos de sucesso, como o da nova maternidade, e planejamos visitas a outros estados para expandir esses exemplos de integração”, disse Oliveira.
A programação inclui discussões sobre experiências bem-sucedidas e a participação de entes externos, como a rede maternoinfantil e o programa Mais Acesso à Especialistas. Oliveira enfatizou a colaboração entre o Ministério da Saúde, estados e municípios como fundamental para enfrentar os desafios da saúde pública.
O encontro continua na terça e quarta-feira com mais debates sobre a planificação e a integração dos serviços de saúde, visando aprimorar o atendimento à população e implementar ações mais eficazes para resolver problemas de saúde.