Na manhã desta sexta-feira (2) durante programação da Expofavela, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, realizou a entrega simbólica dos 35 vistos para os professores e estudantes Seduc, vencedores do Seduckathon, que irão participar do intercâmbio educacional durante os meses de setembro e outubro nos Estados Unidos.
Conforme informado o processo para retirada do visto estadunidense iniciou em julho, quando os vencedores do Seduckathon viajaram para Recife (PE) e foram submetidos a entrevista no consulado norte-americano. Toda a logística e custos para a retirada dos vistos foram assumidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Para a viagem, professores e estudantes participam de um curso intensivo em inglês, também promovido pela Seduc. Da mesma forma, os docentes professores da Worcester Technical High School, instituição que receberá a comitiva piauiense, estão recebendo aulas de Língua Portuguesa uma vez por semana para garantir que todos se sintam acolhidos.
Seduckhaton
O Seduckathon é uma competição histórica, realizada pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc), que, em sua primeira edição, premiou os estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, além dos seus respectivos professores orientadores, com um intercâmbio educacional de 30 dias, onde irão vivenciar atividades de imersão em cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.
Os estudantes enfrentaram o desafio de apresentar projetos que reúnem soluções práticas e que aprimoram a rotina escolar. O evento ocorreu de 24 a 26 de abril, no Centro de Convenções de Teresina (CCT).