Nesta sexta-feira (02), o ministro Wellington Dias, à frente do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, estará em Teresina para a plenária do Plano Clima Participativo do Bioma Caatinga. O evento acontecerá das 14h30 às 17h30 no Centro de Convenções. Dias abordará o tema das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, apresentando um plano estratégico que orientará a política climática do país até 2035.
Elaborado pelo Governo Federal, o Plano Clima será o principal guia da política ambiental brasileira para os próximos anos. Além de Wellington Dias, o evento contará com a presença dos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Carlos Fávaro (Agricultura) e do governador do Piauí, Rafael Fonteles.
As plenárias estão sendo realizadas em diferentes biomas do Brasil, incluindo Caatinga, Costeiro-Marinho, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. O objetivo principal do Plano Clima é conter o aquecimento global e mitigar seus efeitos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve apresentar a primeira versão do plano na Conferência do Clima da ONU (COP-29) no Azerbaijão, em novembro deste ano.
Envolvimento da sociedade
As plenárias também acontecerão em cidades como Macapá (PA), Imperatriz (MA), Campo Grande (MS), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Esse processo é essencial para garantir a participação social na formulação do Plano Clima. O Governo Federal está promovendo consultas públicas e debates com especialistas, organizações da sociedade civil, conselhos de políticas públicas e movimentos sociais e sindicais.
Organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Plano Clima passará por sua fase final de elaboração em 2025. Nesse período, serão criados planos setoriais e realizada a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e Mudança do Clima, prevista para maio. Após a finalização do texto, o governo pretende propor novas alterações na legislação ambiental.
O processo completo de formulação, que inclui a participação direta da população, será apresentado na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém (PA) em novembro de 2025.