O Governo do Piauí está implementando o Modelo de Gestão dos Riscos Fiscais do Estado para melhorar a eficiência, transparência e preparação econômica e financeira do estado. Apresentado a gestores estaduais em 24 de julho de 2024, o modelo foi desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A ferramenta visa modernizar os processos e integrar o sistema, abordando os principais problemas do Estado.
A apresentação contou com representantes da Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Defesa Civil (Sedec), Secretaria da Administração (Sead), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Tesouro Estadual e consultores da Fipe. O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, destacou que o modelo permitirá uma gestão mais ágil e integrada das ações governamentais. Emílio Júnior, secretário da Fazenda, ressaltou a importância da Fipe na assessoria técnica e capacitação dos servidores.
Em outubro, oficinas de capacitação serão realizadas para aprofundar o entendimento do modelo pelos servidores. Desde o início do ano, a Fipe tem trabalhado na identificação, análise, monitoramento, avaliação e tratamento dos riscos fiscais para o Piauí.