O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou que o Brasil deve sair do Mapa da Fome até 2026. A declaração foi feita após a apresentação do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado de Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024) no Rio de Janeiro e afirmou que a insegurança alimentar no país foi drasticamente reduzida.
“Alcançamos um patamar de um pouco mais do que trabalhávamos no ministério. Tanto que a gente falava que até 2027 era possível sair do Mapa da Fome. Hoje eu digo com segurança que, no caminho em que estamos dentro do governo Lula, até 2026 é possível sair do Mapa da Fome”, disse durante entrevista coletiva a jornalistas.
De acordo com o estudo da FAO divulgado nesta quinta-feira, 8,4 milhões de brasileiros são considerados subnutridos, o equivalente a 3,9% da população. Para sair do Mapa da Fome, um país precisa registrar uma taxa de falta crônica de alimentos inferior a 2,5% da população por três anos seguidos.
O ministro participou da divulgação do documento, intitulado “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo”, realizado no Rio, como parte do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal bandeira de Lula no G20. Pela 1ª vez, o texto foi publicado fora das sedes da ONU (Organização das Nações Unidas) em Roma, na Itália, e em Nova York, nos Estados Unidos.