O Piauí iniciou a distribuição do medicamento Trikafta (elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor) para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que sofrem de fibrose cística. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já recebeu a primeira remessa do Ministério da Saúde e começou a entrega do remédio na Farmácia do Povo para pacientes cadastrados.
Liliane Barbosa, mãe de um paciente com fibrose cística, foi uma das primeiras a receber o Trikafta. “É difícil expressar o que sinto. Meu filho tem essa doença e estamos vivendo um momento histórico. Ele estava muito doente, internado, e os medicamentos não funcionavam mais. Passou três dias na UTI e os médicos estavam sem opções. Este medicamento era nossa última esperança, um milagre. Espero que todos que precisem possam ter acesso ao Trikafta para realizar o sonho de uma vida normal”, compartilhou emocionada.
A fibrose cística é uma doença rara que impede a troca adequada de fluidos nas células, levando ao acúmulo de muco nos pulmões e outros órgãos. O Trikafta melhora significativamente a função respiratória dos pacientes ao ajustar a ação celular.
“Este medicamento, devido à sua natureza progressiva e potencial gravidade, proporciona uma melhor qualidade de vida aos pacientes, permitindo um melhor acompanhamento e um prognóstico mais positivo”, explicou Manoel Pinheiro, diretor-geral da Unidade da Assistência Farmacêutica da Sesapi.
O Trikafta foi recentemente incorporado pelo Ministério da Saúde e agora faz parte das medicações de alto custo disponibilizadas pela Secretaria da Saúde e pela Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica.
Para mais informações sobre a documentação necessária para a solicitação do medicamento, visite o site da Assistência Farmacêutica: www.saude.pi.gov.br/assistenciafarmaceutica.