A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) anunciou na sexta-feira (05) , a deflagração da Operação Rastreados em todos os municípios do estado, visando combater o comércio ilegal de veículos e peças roubadas.
Iniciada nesta semana nas cidades de Jurema, Coronel José Dias, Anísio de Abreu, São Lourenço e São Raimundo Nonato, na região Sul do estado, a operação já resultou na condução de 35 pessoas e na apreensão de quase 50 veículos, além de quatro armas de fogo, R$ 13 mil em dinheiro, munições e drogas, conforme relatado pela SSP-PI.
Durante as ações, foram cumpridos 13 mandados judiciais e cinco estabelecimentos foram temporariamente fechados sob suspeita de envolvimento em crimes relacionados a veículos.
O Superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, enfatizou a continuidade das diligências e a importância de coibir práticas como a adulteração de chassis. Ele ressaltou: “Estamos empenhados em devolver os veículos apreendidos aos seus legítimos proprietários em todo o estado, seguindo o modelo de sucesso implementado na recuperação de celulares”.
A operação conta com o apoio conjunto da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), DOT, Diretoria de Inteligência Estratégica da SSP e SEFAZ.
O Comandante da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes, explicou a aplicação da expertise adquirida no combate ao roubo de celulares no enfrentamento ao comércio ilegal de veículos, especialmente motocicletas, destacando: “Recuperamos várias motocicletas roubadas que estavam sendo utilizadas em várias cidades vizinhas, devolvendo-as aos seus proprietários legítimos”.
O auditor-fiscal da SEFAZ, Bruno Carvalho, salientou o impacto da operação não apenas na redução de crimes, mas também na penalização de práticas que geram prejuízos fiscais: “Estamos combatendo a sonegação fiscal e a comercialização de mercadorias irregulares, promovendo um ambiente econômico mais justo e seguro para todos”.