O governador Rafael Fonteles (PT) junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) lançaram na quarta-feira (19) o edital nº 5/2024, que abre 200 vagas de bolsas de iniciação científica para incentivar pesquisas em instituições de ensino superior no estado.
O edital oferece 100 bolsas para pesquisadores do sexo masculino e 100 para pesquisadoras do sexo feminino, seguindo a política de paridade de gênero. O período de submissão de projetos terá início nesta sexta-feira (21) e se estenderá até 15 de julho.
Cada bolsa terá o valor mensal de R$ 700, com duração de 12 meses, totalizando um investimento de R$ 1,68 milhão pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fapepi (PBIC).
O público-alvo são estudantes de instituições de ensino superior públicas no estado do Piauí. O edital destaca que 60% dos projetos devem estar alinhados com áreas prioritárias para o desenvolvimento estadual, como agricultura, energias renováveis, economia verde, meio ambiente e tecnologia da informação, além de permitir propostas em outras temáticas.
Rafael Fonteles salientou: “O objetivo principal é fortalecer a pesquisa científica nessas áreas estratégicas, promovendo o desenvolvimento sustentável e tecnológico do Piauí”.
Pedro Soares Júnior, diretor-científico da Fapepi, enfatizou a descentralização das bolsas: “Estamos assegurando que cada um dos 12 territórios de desenvolvimento do estado receba pelo menos 10 bolsas, com as demais distribuídas de acordo com a avaliação das propostas, garantindo a representatividade de todos os territórios nos projetos de pesquisa”.
O edital visa impulsionar a pesquisa científica no Piauí, estimulando a produção de conhecimento e a formação de novos pesquisadores em diversas áreas do conhecimento.