Especialistas recomendam que as pessoas curtam suas férias, mas também realizem consultas, exames e check-up
Por Redação Folha Expressa / Publicado em 24/11/2020 17H17
Com a aproximação do fim de ano, muitos são os projetos familiares de viajar, curtir as férias e relaxar. Contudo, diante da correria do dia a dia no trabalho ou outras atividades, muitas pessoas deixam de realizar exames de rotina e cuidar efetivamente da saúde. Para evitar complicações ou surpresas maiores, especialistas recomendam que as pessoas curtam suas férias, mas também realizem consultas, exames e check-up.
É muito comum as pessoas buscarem por consultas e exames somente quando sentem algum incômodo ou sintoma de que a saúde não vai bem e, com a pandemia do Covid-19, caiu ainda mais procura no Brasil. Ana Caroline Pimentel, técnica de laboratório da Dmi, explica que é baixa a demanda para realização de exames preventivos durante as férias.
“Não há grande procura de pessoas para a realização de exames preventivos no período de férias. Geralmente, há uma maior incidência de demanda nas férias do meio do ano, no qual os pais buscam fazer um check-up nos filhos para verificar se está tudo bem. Porém, nas festividades de natal e réveillon não observamos grande procura”, disse.
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que houve um aumento de 30% no número de mortalidade de pacientes por doenças cardiovasculares, por exemplo. Um dos principais fatores que contribuiu para essa situação, foi o medo de sair de casa por receio de contrair o coronavírus.
Consultas e exames preventivos são fundamentais para manter a saúde em dia, ajudando a detectar doenças e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início. Ana Caroline Pimentel comenta ainda sobre a importância da realização de exames e sugere que as pessoas devem se cuidar sempre.
“É de grande importância a realização de exames preventivos para poder viajar tranquilamente, sem nenhum incidente. Esse período de férias proporciona também mais disponibilidade para que os pais tragam as crianças à clínica, consultem o médico e se cuidarem. Seria interesse que toda a população se conscientizasse de que toda época é momento de se cuidar”, enfatiza a técnica.