Os estudantes da Rede Estadual de Ensino estão participando ativamente da programação da 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nesta segunda-feira (10), teve início a Imersão Enem 2024, uma ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que visa preparar mais de 300 estudantes do 3º ano do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Durante os próximos cinco dias, os alunos terão a oportunidade de revisar conteúdos, resolver questões e assistir aulas ministradas por professores especializados. As aulas acontecem no Cine Teatro da UFPI todos os dias no turno da tarde até sexta-feira (14). A abertura contou com revisões de Matemática, com o professor Marco Antônio, e Biologia, ministrada pelo professor Diego Vaz.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou a importância dessa iniciativa.
“Cada dia da semana será dedicado a uma área do conhecimento, como Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Redação e Matemática. O acesso e o material são gratuitos e participarão alunos de todas as Gerências Regionais de Ensino da Seduc”, explicou Washington Bandeira.
Estudantes de diversas escolas estão participando da Imersão Enem 2024, incluindo os Centros Estaduais de Tempo Integral Benjamin Baptista, Helvídio Nunes, Solange Viana, Antônio Maria Madeira, Modestina Bezerra, Raldir Cavalcante, Fenelon Castelo Branco, Antônio Freitas, Rama Boa, Premen Norte e U.E. Professora Maria de Lourdes Rebelo.
O estudante Luiz Fernando Soares, do Ceti Benjamin Baptista, participou do primeiro dia da imersão.
“É uma oportunidade de intensificar a preparação e aprimorar, de modo geral, o que já está sendo trabalhado em sala de aula. Estamos nos preparando muito bem, são muitas estratégias que a escola oferece. Meu foco é fortalecer as competências nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza”, disse.
Seduc no Salipi
Além da Imersão Enem, a Seduc desenvolveu uma programação especial para os estudantes no Salipi, evento que acontece até o dia 16 de junho.
No estande da Secretaria de Educação, os alunos apresentam projetos de leitura e práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, incluindo peças teatrais, poesias, desenhos, fotos, músicas e exposições de obras literárias.