O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou esta segunda-feira (10/6) com uma reunião com ministros e líderes do governo para alinhar a articulação política no Congresso. Essa mudança na rotina do presidente começou na semana passada, quando ele decidiu participar diretamente das reuniões semanais dos líderes governistas, que ocorrem no Palácio do Planalto.
No encontro estavam presentes os ministros Rui Costa, da Casa Civil; Fernando Haddad, da Fazenda; Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI); Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência; e o ministro interino da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Laércio Portela.
Entre os líderes do governo estavam o senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), representando o Congresso; o senador Jaques Wagner (PT-BA), representando o Senado; e o deputado José Guimarães (PT-CE), representando a Câmara.
Este foi o primeiro encontro com a presença de Haddad, que estava na Itália na semana passada, e Rui Costa, que retornou da China.
### Pautas Econômicas em Destaque
No Congresso, uma das principais prioridades do governo é o projeto de lei (PL) do Mover, que inclui a taxação de compras internacionais de até US$ 50, conhecido como o “PL das blusinhas”. O texto foi aprovado com alterações no Senado na semana passada e agora retornou à Câmara para nova votação.
Além disso, o governo terá que articular a medida provisória (MP) que compensa a desoneração da folha de pagamentos, apresentada pelo Ministério da Fazenda. A medida limita os créditos do PIS/Cofins, o que provocou uma forte reação do setor produtivo, o que pode dificultar sua aprovação.