O vereador de Teresina, Ismael Silva (Progressistas), ampliou o prazo para 180 dias por meio de emenda parlamentar depois da sanção do projeto de lei que reduz gradativamente os veículos de tração animal pela Câmara Municipal de Teresina (CMT). A vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos) é a responsável pelo projeto de lei que foi aprovado nesta terça-feira (4).
De acordo com informações da Associação dos Carroceiros em Teresina, já foram registrados 2.234 carroceiros na capital até junho deste ano, além de uma média de mil trabalhadores que atuariam de forma clandestina e não registrada.
O vereador Ismael Silva diz que esse projeto de lei previa alguns prazos de regulamentação para a lei, e essa emenda foi pensada considerando a renda da família dos carroceiros, afirmando sua preocupação principal com os pais de família e seus empregos. Por essa lei impactar diretamente na vida das pessoas é necessário um rpazo maior para reorganizar os profissionais carroceiros.
“O que a gente quer é assegurar por meio dessa emenda, que a discussão acerca da proibição total de circulação dos veículos de tração animal das carroças só venha a acontecer em 2026. São seis meses para cadastro, seis meses para que se tenha algumas restrições diárias e seis meses depois, para que se tenha a proibição total”, explicou o vereador.