O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), expressou satisfação com o crescimento de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o último trimestre de 2023. Através da plataforma X (antigo Twitter), o chefe do Executivo destacou:
“O PIB registrou avanço no primeiro trimestre deste ano, impulsionado pelo aumento do consumo das famílias e dos serviços. E mais uma boa notícia é que, de acordo com as previsões do FMI, o Brasil está prestes a subir uma posição, alcançando o 8º lugar no ranking dos maiores PIBs mundiais”.
Esses dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, o PIB teve um aumento de 2,5%, impulsionado pelo crescimento da indústria (2,8%) e dos serviços (3,0%), apesar de uma queda na agropecuária (-3,0%).
O PIB, que representa a soma dos bens e serviços finais produzidos pelo país em um determinado período, totalizou R$ 2,7 trilhões no primeiro trimestre de 2024.