O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está em Roma, buscando apoio para a proposta brasileira de taxar os super-ricos. Durante sua estadia na capital italiana, ele terá uma audiência com o Papa Francisco para discutir vários assuntos, incluindo a presidência brasileira do G20 e a iniciativa de taxação de grandes fortunas.
Além disso, Haddad participará da conferência “Enfrentando a Crise da Dívida no Sul Global”, co-organizada pela Universidade de Columbia e pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais. Durante sua audiência com o Papa, o ministro destacará os esforços do Brasil no G20, incluindo a proposta de taxação de grandes fortunas, a luta contra a crise climática e a crise da dívida nos países do sul global. Ele também planeja discutir possíveis posições coordenadas entre o Brasil e o Vaticano para a Cúpula do G7 em junho.
A taxação das grandes fortunas é vista como uma forma de reduzir a desigualdade social e combater os efeitos das mudanças climáticas. Haddad também terá uma reunião bilateral com o ministro da Economia da Espanha, Carlos Cuerpo, para explorar oportunidades de cooperação em áreas de interesse mútuo.
Durante a conferência sobre a crise da dívida em países pobres, ele enfatizará o compromisso do Brasil em buscar soluções para os desafios econômicos enfrentados por nações em desenvolvimento, especialmente após os impactos da pandemia de COVID-19.