O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu autorização para que a Ucrânia utilize armas norte-americanas em ataques contra o território russo, com a ressalva de que os alvos sejam próximos à fronteira com a cidade ucraniana de Kharkiv, onde a Rússia tem demonstrado avanços significativos. Essas informações foram reportadas pela CNN.
Segundo uma autoridade dos EUA entrevistada pela CNN, “o presidente recentemente instruiu sua equipe a garantir que a Ucrânia seja capaz de usar as armas fornecidas pelos EUA para fins de contrafogo em Kharkiv. Isso ajuda a Ucrânia a revidar as forças russas que os atacam ou se preparam para atacá-los”.
A permissão concede à Ucrânia o uso de armas antiaéreas dos EUA para abater aeronaves russas no espaço aéreo ucraniano e russo, mas não autoriza ataques contra aeronaves em solo russo.
Nos últimos tempos, Kiev tem solicitado a Washington uma mudança em sua política devido ao avanço das forças russas. Agora, depósitos de munições e centros logísticos russos podem se tornar alvos de artilharia e foguetes fornecidos pelos EUA.
Entretanto, a administração Biden mantém a proibição do uso de mísseis de longo alcance, capazes de atingir alvos a uma distância de 300 km.