No contexto da próxima eleição municipal, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, está empenhado em consolidar sua força política e ampliar o apoio aos seus aliados no estado. Com uma base política robusta e nomes influentes em diversos municípios, o governador e seus parceiros políticos têm como meta conquistar o comando de 180 prefeituras no Piauí.
O Partido dos Trabalhadores (PT) e outros aliados políticos delinearam uma estratégia para expandir sua influência, almejando alcançar o comando de 70 cidades do estado. Essa iniciativa foi revelada pelo presidente estadual do PT, o ex-deputado João de Deus, que destacou o potencial da legenda para eleger prefeitos e prefeitas em diversas localidades.
Segundo João de Deus, o PT e seus aliados políticos têm condições de garantir a vitória em 70 municípios piauienses. Além disso, em colaboração com outras forças políticas parceiras, que também concorrem a prefeituras e têm candidatos a vereador, a meta é alcançar um total de 180 prefeitos no estado, fortalecendo assim a base do grupo político.
O governador, por sua vez, reafirmou seu compromisso em apoiar todos os candidatos que estiveram ao seu lado no pleito de 2022, mesmo em casos onde existam mais de um pré-candidato aliado.