Durante o discurso do governador do Piauí, Rafael Fonteles, no encontro do G20 Social, realizado, na tarde desta segunda (20), em Teresina, ele enfatizou a importância de incluir a sociedade civil organizada nas reuniões do G20. Fonteles apontou que essa inovação permitirá que projetos e diretrizes apresentados pela sociedade possam ser adicionados ao documento final da cúpula do G20, prevista para novembro.
“Ficamos muito felizes de ver a sociedade participando, com sugestões concretas, que serão levadas às equipes técnicas dessas delegações de mais de 20 países para chegar, possivelmente, ao texto final,” declarou Fonteles.
A cúpula do G20, reúne as principais economias do mundo, e tem um papel crucial na definição de agendas econômicas, ambientais e sociais. O governador Rafael Fonteles concluiu sua fala reafirmando seu compromisso com essa nova abordagem e expressando esperança de que a colaboração entre governos e sociedade civil possa gerar resultados positivos e duradouros para todos os países envolvidos.